Locação de apartamento é uma boa opção?

Locação de apartamento é uma boa opção?

Se você é investidor já deve ter ponderado sobre essa questão. Ao adquirir um imóvel, como sabemos, você pode deixá-lo “parado” ou pode colocar para alugar. A primeira vista a locação é a escolha mais rentável, contudo é preciso analisar alguns pontos importantes antes desta decisão.

Nesse sentido, para te ajudar a descobrir se de fato a locação de apartamento é uma boa escolha, iremos falar sobre alguns aspectos importantes e o que você deve considerar antes de decidir. Continue a leitura!

Locação de apartamento ou venda?

O cenário atual é promissor para o investimento em imóveis. Com a recente queda dos juros básicos e da renda fixa, a compra de imóvel para locação está reaparecendo como uma boa opção no setor.

Mas é comum surgir a dúvida entre investir em um imóvel para alugar ou para vender posteriormente. Uma das principais vantagens do investimento direto em imóveis é a sua valorização: estima-se que ao comprar um apartamento na planta, na hora da venda você consiga recuperar o valor investido e ainda lucrar até 50%.

Portanto, esta também é uma forma de investimento interessante, e desde que você escolha uma construtora confiável, o risco tende a ser baixo.

Contudo, após a venda do imóvel, você não terá mais nenhum ativo a receber, a menos que aplique o dinheiro da venda em um novo investimento. Esta é a grande diferença, e até mesmo vantagem, quando comparamos com a locação de apartamento.

A renda fixa que o aluguel gera todo mês resulta em uma liquidez maior, ou seja, levará mais tempo até você recuperar o valor do imóvel. Entretanto, após este momento, você contará com um ativo todo mês, sem se preocupar em observar taxas e outras movimentações do mercado. A imobiliária contratada irá se responsabilizar por contratos, cobranças, etc, e você sempre terá esta renda extra no seu orçamento mensal.

Outra diferença entre os dois tipos de investimento é que geralmente a demanda no mercado para aluguel é maior do que para compra, o que contabiliza mais uma vantagem para a locação de imóvel.

O que você deve considerar para alugar seu imóvel

O primeiro passo é decidir entre comprar um apartamento na planta ou um imóvel que já esteja pronto. Esta escolha irá depender do tempo que você pretende esperar pela renda extra.

A vantagem de comprar na planta é que o preço é muito mais acessível, o que também fará com que você recupere o investimento em menos tempo.

Já a outra opção é para aqueles que não querem esperar pela construção do imóvel e preferem contar com esta renda extra a curto prazo.

Após esta decisão, é preciso lembrar de alguns gastos que incidem sobre o valor do aluguel, como a taxa cobrada pela administração imobiliária e o desconto do imposto de renda. Considerando esses fatores, você consegue ter uma estimativa mais precisa dos seus rendimentos com a locação.

Também é preciso considerar a região em que o seu apartamento está localizado, pois isso impacta diretamente na demanda por aluguel e no valor que você consegue cobrar. E claro, enquanto o imóvel estiver vago, você terá mais despesas do que receitas.

Desta forma, uma localização adequada pode fazer grande diferença no investimento. É interessante que o seu apartamento fique próximo de escolas, hospitais, lojas, entre outros, além do bairro ter uma boa infraestrutura e segurança.

Benefícios da locação de apartamento

Benefícios da locação de apartamento

Se você já entendeu como tomar esta decisão e quais pontos devem ser analisados, mas ainda não está convencido de que a locação de apartamento é uma boa opção de investimento, separamos alguns dos principais benefícios desta escolha.

Segurança jurídica

Como o contrato do aluguel se dá por meio da imobiliária, e considerando que o imóvel esteja com toda a sua documentação legalizada, o que é um requisito mínimo para construtoras de credibilidade, você não terá nenhum problema burocrático com o aluguel.

Os resultados da pesquisa SPC Brasil (2017) mostram bem a segurança que as pessoas têm quanto a este tipo de investimento: 57,2% dos investidores que têm imóveis como investimento, já o fazem há mais de cinco anos. Esse percentual é maior entre os mais velhos (76,0%) e na classe A/B (69,2%). As principais justificativas para investir em imóveis são:

  • Segurança/aversão a perdas
  • Ser um investimento familiar/conhecido
  • Comparação com resultados positivos de amigos.

Investimento de baixo risco

Além da segurança jurídica proporcionada, os resultados desta pesquisa também são reflexo do baixo risco que a locação de imóveis oferece.

Assim, trata-se de um investimento viavél para todos os perfis de investidores, pois quem está acostumado a assumir maiores riscos no mercado financeiro não terá problemas, e para os investidores conservadores ou mesmo iniciantes, é uma das melhores opções.

Renda extra fixa

Conforme já comentado ao longo do conteúdo, contar com uma renda extra fixa no seu orçamento é um grande diferencial. Por todo o período que o imóvel esteja alugado você terá esta renda, o que costuma ser anos e até mesmo décadas.

Isso irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do seu patrimônio e da sua segurança financeira.

Demanda constante no mercado

Seguindo as dicas que apresentamos aqui sobre a localização do imóvel e optando por uma construtora que preze pela qualidade na construção, a tendência é que você sempre tenha inquilinos e continue lucrando.

E então?

Como você viu, a locação de apartamento é uma ótima opção para investidores, apresentando benefícios como renda fixa e maior segurança.

Entrentato, para ter resultados positivos é fundamental analisar os critérios citados anteriormente, além de contar com uma construtora de confiança, com residenciais que aliam qualidade e bem-estar.

Nós da Melchioretto Sandri contamos com empreendimentos por todo o estado de Santa Catarina, apresentando um dos melhores custos-benefícios e excelentes localizações. Para conhecer melhor nossos residenciais, clique aqui e confira os diferenciais de cada um dos nossos imóveis!