Você sabe a importância da localização na valorização do imóvel?

Você sabe a importância da localização na valorização do imóvel?

Investir em imóveis, além de ser um importante passo financeiro, é uma opção bastante segura de renda extra. Mas você sabia que a localização é um ponto essencial a ser considerado na valorização do imóvel?

Neste post nós iremos abordar o quanto isso impacta no valor dele para revenda ou como pode facilitar a locação. Entender a importância da localização na valorização do imóvel é tão necessário quanto investir em um deles. Continue a leitura!

A localização e a valorização do imóvel

Para você que tem um imóvel e que busca ter retorno financeiro através dele, seja para venda ou mesmo para aluguel, saiba que a localização é um dos principais fatores. A seguir listamos os benefícios que uma boa localização pode gerar:

– Estrutura: quanto melhor o bairro onde seu imóvel está localizado, pela lógica, melhor será a estrutura do prédio e do seu apartamento.

– Infraestrutura: o que o bairro onde seu imóvel está inserido oferece aos moradores? Há shopping, farmácia, supermercado, escolas e hospitais? Lembre-se que são serviços importantes para o dia a dia, principalmente se tratando de grandes centros, onde o trânsito é mais intenso e ter serviços básicos próximos do imóvel é fundamental.

– Segurança: uma boa localização gera segurança para toda família. Atividades simples como ir até o supermercado a pé, curtir a pracinha ou andar de bicicleta são ações que podem encantar o comprador ou locatário do seu imóvel.

– Mobilidade: analisar onde o imóvel está localizado é importante, saber linhas e facilidades de transportes públicos, ligações com outros locais, bairros, grandes centros, também é essencial.

– Tranquilidade: depois de um dia de trabalho, trânsito e muito mais, o que se busca é um local tranquilo, sem grande agitação e, principalmente, que ofereça conforto e silêncio.

Como avaliar um imóvel bem localizado?

Certamente a compra de um imóvel depende de diversos aspectos, afetivos e racionais, por se tratar de uma compra de valor agregado é necessário ter em mente alguns aspectos como:

– O local proporciona qualidade de vida? A localização irá determinar muito além de uma moradia, será onde a família passará maior parte de seu tempo, por isso, conhecer os vizinhos, histórico do local e o bairro são requisitos para uma boa decisão

– O imóvel valoriza áreas arborizadas? Estar em local próximo de áreas verdes ou que valorizam locais de entretenimento são pontos a serem considerados

– Avaliar o custo de vida na região onde o imóvel está inserido é primordial

– Quanto mais novo o imóvel maior será a valorização do mesmo. Imóveis novos tendem a ter instalações mais modernas, bem como, elevadores e melhor acessibilidade.

Como determinar o preço do seu imóvel?

Antes de fixar um preço de venda ou mesmo de locação, é necessário entender alguns quesitos importantes que farão a diferença na hora de negociar.

Isso lembrando que o valor não depende mais da relação entre oferta e procura, mas de questões como infraestrutura do bairro, fluxo de automóveis, segurança, facilidades como mercados e farmácias, entre outros.

Um ponto relevante também é pesquisar nas redondezas o valor que os locadores cobram por imóveis semelhantes. Considere o tamanho do imóvel, se há vagas na garagem, estrutura de lazer, localização, etc.

Lembre-se que imobiliárias são grandes aliadas na hora de negociar. Confira com elas o valor cobrado por imóveis parecidos com o seu.

Imóveis com mobílias têm aluguel de 20% a 30% mais caros em função da estrutura oferecida ao locatário.

Localização conta, e muito, na hora de negociar o aluguel. Apartamentos similares no mesmo bairro podem ter aluguéis diferentes. Isto se justifica por conta da estrutura comercial e de transporte disponível.

Por exemplo, um apartamento próximo a estações de ônibus ou metrô provavelmente terá um preço de locação maior do que um mais afastado. O mesmo vale para os imóveis situados em áreas com acesso fácil a supermercados, farmácias e padarias ou localizados ao lado de um parque.

Hoje a ampla oferta faz com que os donos de imóveis reavaliem a forma de negociar. Por isso é preciso pensar em estratégias para se destacar. Com estas dicas em mente, fica mais fácil pensar em valores e saber qual o mais adequado à sua realidade e do mercado.

E então?

Você viu que apresentamos alguns benefícios de investir em um imóvel bem localizado. Apostar em imóveis pensando em um retorno rápido e certo tornou-se um dos investimentos mais buscados, sendo uma oportunidade de valorizar o capital investido.

Nós da Melchioretto Sandri viemos expandindo nossa atuação geográfica, sempre buscando a melhor localização. Investimos maciçamente na qualidade de nossos imóveis, o que nos garante uma excelente aceitação no mercado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre a liquidez dos investimentos imobiliários!

Download Infográfico Saiba como funciona o investimento direto em imóveis