Como escolher a construtora certa e garantir um bom resultado no investimento?

Como escolher a construtora certa e garantir um bom resultado no investimento?

Se você é um investidor certamente já precisou analisar alguns pontos essenciais para optar por um imóvel que no futuro fosse gerar uma boa receita, ser um bom investimento, certo?

Ao escolher a construtora, alguns pontos são cruciais para que essa decisão seja assertiva, afinal, a relevância e confiança que ela tem no mercado podem impactar não necessariamente na sua venda no futuro, mas se você fez uma boa negociação ou não.

Nesse sentido, iremos apresentar neste conteúdo alguns aspectos essenciais que você precisa avaliar para escolher a construtora ideal e assim garantir um bom resultado no seu investimento. Continue a leitura!

Para escolher a construtora avalie os empreendimentos entregues

Um critério que pode fornecer uma análise interessante e que você pode usar antes de escolher a construtora diz respeito aos empreendimentos já entregues.

Ao identificar quais foram os imóveis entregues, você consegue analisar a qualidade dos projetos e até mesmo traçar um perfil, mesmo que superficial, dos possíveis compradores.

Ao fazer isso você verá de perto a qualidade dos materiais e produtos utilizados, acabamento, inteligência das plantas, como foram projetadas as áreas comuns e até mesmo espaços para as crianças e animais de estimação.

Fazendo uma investigação assim, você encontrará alguns aspectos que mostram a linha de design e projeto que a construtora segue e poderá ou não se identificar com o que ela tem para ofertar.Isso no sentido de estrutura, acabamento, design, acessibilidade, comodidade, etc.

Se ela trabalhar com essas questões e se elas forem requisitos para a escolha do imóvel no qual você quer investir, é possível notá-las com uma certa facilidade nos empreendimentos já entregues pela construtora.

Busque informações com os proprietários e no mercado

Não só analisar as obras entregues como conversar com os proprietários é uma ótima iniciativa para conhecer de fato os empreendimentos e a satisfação dos clientes da construtora.

Você não quer adquirir um imóvel e depois quando for vendê-lo encontrar problemas, certo? Descubra quem já comprou com a construtora em questão e tente identificar algum ponto que fuja do esperado ou que possa prejudicar a rentabilidade do seu investimento no futuro.

Você também pode buscar informações dela na internet como avaliações e comentários nas redes sociais – caso ela tenha uma página.

Claro que sua decisão não pode ser basear apenas em comentários e avaliações encontradas online, mas é possível ter uma noção de como ela trabalha e, principalmente, se ela tem atendido as expectativas do mercado e dos clientes.

Analise a qualidade do atendimento

Analise a qualidade do atendimento

Se você está pensando em adquirir um apartamento na planta, é bem provável que o relacionamento com a construtora será de médio a longo prazo. Ou ainda, caso queira apenas comprar um imóvel já pronto, você pode ficar atento ao primeiro contato que terá com a construtora.

O atendimento é bom, os colaboradores são atenciosos? Esclarecem todas as suas dúvidas com clareza e sempre estão dispostos a resolver os problemas, caso eles surjam?

Verifique também quais são os canais que eles disponibilizam de contato como WhatsApp e e-mail, por exemplo. Com isso, analise quanto tempo eles demoram para responder.

Estes são pequenos detalhes, porém essenciais em uma construtora séria e que se preocupa com o bom atendimento ao cliente.

Avalie a situação financeira da construtora

Por se tratar de um investimento alto, avaliar a saúde financeira da construtora é primordial para evitar inúmeros problemas.

Alguns pontos que você pode investigar é se ela paga os colaboradores em dia, se tem alguma dívida com o poder público, se está em dia com fornecedores, se não tem nenhuma inadimplência com bancos, etc.

A ideia desta análise é atestar que ela tem condições de honrar com os compromissos assumidos com você, seja a venda de um imóvel que ainda está na planta ou mesmo em relação a detalhes da venda de um imóvel pronto para uso.

Verifique a qualidade dos profissionais

Se você irá adquirir um imóvel na planta, esse critério é muito importante. Isso porque, para que o imóvel seja executado com qualidade e eficácia, obedecendo leis e normas, profissionais capacitados são indispensáveis.

E isso não está relacionado apenas aos profissionais dentro da obra, mas a todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente para fazer o projeto sair do papel.

Procure notar, ao buscar mais informações de um determinado empreendimento, se a construtora demonstra ter pleno controle e alinhamento entre as equipes de planejamento e orçamento da obra, por exemplo.

Quanto mais todos estiverem conectados, maiores serão as possibilidades do projeto andar dentro dos prazos estipulados e com qualidade.

Descubra o tempo de mercado

O tempo de mercado da construtora não necessariamente significa que ela é comprometida com os clientes, já que é possível encontrar no mercado negócios que não são bons e ainda sim continuam ativos.

Contudo, se tratando do setor de construção civil, os anos de mercado e o número de empreendimentos construídos são de grande relevância para avaliar a integridade da construtora.

Por se tratar de um segmento no qual é possível ver o “produto” e notá-lo com facilidade, um projeto ruim e clientes insatisfeitos não passam despercebidos.

Nesse sentido, se a construtora já tem bons anos de mercado e inúmeros empreendimentos entregues sem nenhum problema, isso significa que ela não só entrega projetos de qualidade, como o sucesso de cada um foi contribuindo para que ela expandisse e continuasse a crescer.

E claro, outra vantagem de a incorporadora estar alguns anos no mercado é que você consegue coletar bastante informação na internet ou até mesmo na região onde ela atua. Isso irá facilitar bastante na análise dos outros pontos que falamos ao longo do conteúdo.

Confira o registro no CREA

Confira o registro no CREA

Por fim, além de todos os pontos que já apresentamos, é interessante que você também confira o registro no CREA.

Conforme descrito na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966[…] As pessoas jurídicas e organizações estatais só poderão exercer as atividades discriminadas nos art. 7º, com excessão das contidas na alínea ” a “, com a participação efetiva e autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado pelo Conselho Regional, assegurados os direitos que esta lei Ihe confere.”

Nesse sentido, ao constatar que a construtora conta com um profissional registrado no CREA você pode ficar tranquilo já que isso garante um alinhamento dos trabalhos realizados por ela junto aos órgãos do setor.

E então?

Você viu que pontuamos alguns critérios relevantes para você avaliar a construtora antes de fechar negócio. Para que a negociação seja ainda mais assertiva, contar com esse pontos e outros que você considere interessante é primordial para que o seu investimento traga um retorno acima do esperado.

A partir da escolha adequada da construtora, é possível estabelecer uma parceria e assim movimentar seus investimentos com qualidade e segurança.

Se você quer conhecer a Melchioretto de perto ou já olhou algum imóvel e quer saber mais sobre ele, clique abaixo, entre em contato conosco e saiba como podemos construir juntos uma parceria de sucesso!

Solicitar orçamento