Por que colocar o imóvel para alugar na imobiliária é uma boa opção?

Por que colocar o imóvel para alugar na imobiliária é uma boa opção?

Colocar o imóvel para alugar na imobiliária é uma questão que ainda gera muitas dúvidas entre os proprietários.

Quem adquire uma casa ou apartamento para lucrar com a locação, ou até mesmo para usar o valor do aluguel para investir em outros bens geralmente se depara com a questão de contratar serviços imobiliários ou não. 

É natural que esse tipo de dúvida se manifeste, afinal, se ao realizar acordos diretamente com inquilinos os proprietários se livram de pagar comissões, por outro lado, um serviço especializado torna todo o processo mais ágil, fácil e seguro. 

Para que você não tenha dúvidas sobre essa questão, a seguir, confira as principais responsabilidades de quem deve lidar com locações por conta própria e todas as vantagens de colocar o imóvel para alugar na imobiliária! Continue a leitura!

Quais as principais questões relacionadas à locação própria?

Muitos acreditam que um processo de locação pode ser mais vantajoso sem uma imobiliária, já que as comissões tomam parte do lucro gerado pelo imóvel. 

Alugar, porém, não envolve apenas a entrega das chaves! Em um primeiro momento, é preciso lidar com toda a documentação exigida por lei e deixar o imóvel nas condições necessárias para receber os novos moradores. 

O aluguel ainda envolve questões como garantir que os recebimentos estejam em dia, aplicar multas por atraso, realizar manutenções de rotina e resolver eventuais problemas.

Como se não bastasse, ainda cabe a você lidar com toda a divulgação do local, afinal, nem sempre é fácil encontrar pessoas dispostas a alugar a sua casa, apartamento ou mesmo sala comercial. 

Isso envolve tirar fotos do imóvel, divulgá-las na internet, lidar com o atendimento aos interessados, negociar preços, possibilidades de adaptação, entre muitos outros pontos.

Só com as responsabilidades abordadas até aqui, são claras as possíveis dores de cabeças que todo o processo pode gerar.

Você terá que lidar eventualmente com prestadores de serviços, lojas de materiais de construção, contadores, órgãos públicos, bancos, com os próprios inquilinos e até com advogados.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), mais de 15.666 processos derivados da locação de imóveis foram registrados só na capital paulista! 

Somente em dezembro do mesmo ano, 923 ações por falta de pagamento de aluguel foram feitas. 

Quem tiver que lidar com a inadimplência de um inquilino, que resulta em ação de despejo, deve esperar de 6 a 12 meses para que ela seja considerada procedente e comece a ser executada.

Levando esses pontos em consideração, colocar o imóvel para alugar na imobiliária poupa esforços, tempo e dinheiro. No próximo item, saiba mais sobre os benefícios dessa escolha. 

Por que colocar o imóvel para alugar na imobiliária é vantajoso?

Por que colocar o imóvel para alugar na imobiliária é vantajoso?

Para quem não possui disponibilidade, interesse ou mesmo expertise para se responsabilizar por todos os pontos mencionados a longo do item anterior, há a possibilidade de colocar o imóvel para alugar na imobiliária!

Elas contam com profissionais capacitados para atuar como intermediários entre os proprietários e os inquilinos, encontrando as melhores oportunidades de negócio, regularizando todo o processo e resolvendo eventuais problemas. 

Confira os principais benefícios de contar com os serviços de uma imobiliária experiente, devidamente habilitada e comprometida com as suas necessidades: 

Encontre inquilinos com mais facilidade

Quando um imóvel está para locação, quanto mais tempo ele permanece parado, sem interessados em ocupá-lo, maiores serão os prejuízos gerados a você. 

Ao colocar o imóvel para alugar na imobiliária, as chances de que ele seja locado em um curto período de tempo são muito maiores.

Como mencionamos anteriormente, ao alugar por conta própria, você terá que investir em divulgação, caso contrário, ninguém saberá sobre a possibilidade de alugá-lo. 

Quando alguém procura por um lugar para morar ou instalar sua empresa, sua primeira atitude é buscar por uma imobiliária para conhecer as opções disponíveis. 

Para garantir mais visibilidade, muitas imobiliárias também investem em publicidade e marketing, seja em redes sociais, plataformas de locação, sites, anúncios em jornais, rádios, panfletos ou mesmo outdoors.

Na maioria dos casos, todos esses gastos não são cobrados diretamente, mas sim diluídos na comissão. Sendo assim, além de ter mais tranquilidade, você também não precisará lidar ou se preocupar com a variabilidade desses investimentos.

Evite possíveis riscos

O risco mais comum entre quem negocia imóveis por conta própria é relacionado à elaboração dos contratos.

Se você decide colocar o imóvel para alugar na imobiliária, contará com uma análise precisa do acordo e da documentação de ambas as partes, se atendo às garantias de que tudo seja cumprido fielmente. 

Além de se responsabilizar por essa primeira etapa, a empresa também será encarregada por resolver eventuais problemas, sejam eles jurídicos ou apenas de desacordos entre locatários e você. 

Mesmo quando os inquilinos estiverem inadimplentes, a imobiliária garantirá os alugueis e os encargos, atuando diretamente na normalização dos problemas, como destaca o blog Época Negócios.

Nesse ponto, inclusive, é preciso mencionar que o mercado imobiliário também está sujeito a golpes. Ao colocar o imóvel para alugar na imobiliária, você evita que pessoas de má índole encontrem meios de ludibriar a sua negociação. 

Garanta mais praticidade

Muito além das garantias e de toda a segurança garantida para quem opta por colocar o imóvel para alugar na imobiliária, é impossível também não mencionar a sua conveniência e praticidade. 

Reunir e regularizar toda a documentação necessária para que o aluguel respeite a legislação local, por exemplo, geralmente toma muito tempo e trabalho. 

Quando uma imobiliária se encarrega desse processo, além de não ter que lidar com essa preocupação, você ainda garante que tudo seja resolvido em menos tempo, já que os profissionais já contam com prática nesse tipo de função. 

Ela também faz pesquisas de localização para que os preços praticados sejam vantajosos para todas as partes, recebe os pagamentos e realiza o atendimento dos inquilinos, avalia a necessidade de reformas, entre muitas outras responsabilidades. 

Em poucas palavras, ao optar por uma imobiliária, você precisa se preocupar apenas em disponibilizar o local, receber suas receitas e os eventuais feedbacks dos profissionais responsáveis por todas as outras questões! 

Você já conhecia todos os benefícios de colocar o imóvel para alugar na imobiliária? Quer ficar por dentro de ainda mais dicas e assuntos imperdíveis sobre o assunto? Então não perca as novidades do nosso blog!